segunda-feira, 24 de agosto de 2009

3ª PISTA PARA "FORTALEZA DIGITAL"


Cansei de ouvir piratas dizendo que já sabiam onde o livro-tesouro provavelmente estava enterrado (ops! escondido, aliás), mas não sabiam o que fazer. Bem, para esta terceira edição das caçadas, o pirata vai precisar de inteligência, observação e leitura.

PISTA 3:
Na mesa "ovelha negra da família", realize um desejo (gargalhando em alto e bom som). Ligue para o SAMU e viva o lado 240 da vida.

PS: Por favor, se possível, filmem o mico. eehehheheh ;þ

domingo, 23 de agosto de 2009

2ª PISTA PARA "FORTALEZA DIGITAL"

Já ouvi alguns meninos e meninas garantirem que só com a primeira pista já sabiam bem onde era o esconderijo do livro-tesouro. Eu, porém, garanto que a coisa não está fácil assim, não. Pelo contrário, com esta segunda pista, a caçada ficou ainda mais difícil. Dá só uma sacada.

PISTA 2:
O livro-tesouro está rodeado por animais marinhos, cereais e pedras de gelo.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

FORTALEZA DIGITAL - DAN BROWN

"FORTALEZA DIGITAL" é a história de um matemático muito espertinho que consegue criar uma senha que dá acesso a todos computadores do mundo. Mas o coitadinho estava perto da morte e já tinha consciência disso, por isso ele gravou a senha num anel e o deu a uma mulher. Finalmente após a morte do matemático, a NASA e um homem que tinha sido expulso dela disputam o paradeiro do anel. O objetivo da NASA é a criação de uma arma muito poderosa capaz de achar qualquer terrorista. O homem apenas quer impedir o maior desastre da história americana. "FORTALEZA DIGITAL", um clássico cheio de aventura e ação de Dan Brown, criador de best-sellers como "Anjos e demônios" e "Código da Vinci", que chegaram a ir às telinhas do cinema.

Boa procura! =D

LUCAS SOUZA, MATHEUS EMERY e MATHAEUS AGUIAR (Tripulação M.L.M.)

ESCONDERIJO DO LIVRO-TESOURO

PISTA 1: Está escondido num território oriental.

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

TESOURO ACHADO

"REI ARTUR" ENCONTRADO DEBAIXO DE UM CACHORRO DE PELÚCIA

O mapa dizia para se curvar como um cavaleiro diante do cachorrão
e olhar para cima para achar o livro-tesouro.

Com a ajuda de sua tripulação, formada pelos piratas Matheus Emery e Mathaeus Aguiar, o pirata Lucas Souza descobriu onde estava "REI ARTUR E OS CAVALEIROS DA TÁVOLA REDONDA". O livro-tesouro estava escondido embaixo de um grande cachorro de pelúcia, bem na vitrine da PAPELARIA ALDEIA, loja do Aldeia Boulevard, km 10, que tem uma enorme variedade de material escolar com os melhores preços do mercado.

Para obter o livro, Lucas e Emery tiveram que passar, é claro, por um mico. "A gente teve que pegar uma das cartolinas num cesto, fingir que era uma espada e gritar 'EXCALIBUUUR' no meio da loja. Tinha cliente lá na hora. Ficaram olhando sem entender nada, pensando que éramos dois loucos", conta Lucas.

Assista aqui ao vídeo do mico de Excalibur.


A atendente da Papelaria Aldeia e o pirata Lucas Souza
ao lado do cesto com as "espadas" de cartolina.

Pra quem ainda não sabe, PIRATAS DE LIVROS é um projeto de leitura desenvolvido pelo CENTRO EDUCACIONAL UNIVERSIA (CEU), sob a orientação do professor de português JEFFERSON CLAUSE. Dentre os vários objetivos, os principais são o incentivo à leitura e à produção textual, o desenvolvimento do espírito investigativo e a socialização de leituras entre crianças e jovens. Em outras palavras, cria condições estimulantes e significativas para a ampliação da competência leitora.

Naveguem até o próximo post e vejam qual o livro-tesouro que acabou de ser escondido!

Até lá, seus piratas! ;þ

QUAL SERÁ O PRÓXIMO LIVRO-TESOURO?

Atenção, comunidade piratística,

uma nova caçada irá começar a partir de amanhã (dia 19). Já entramos em contato com os piratas que acharam o segundo livro-tesouro e eles estão nesse momento escrevendo a sinopse do próximo tesouro a ser escondido, pensando nos locais e bolando as pistas. Ah! Além disso, marcamos de tirar a foto promocional desses piratas de livros, a fim de podermos publicá-la aqui em nosso blog.

Tenham o hábito de checar diariamente o blog para ver se foi atualizado, pois ninguém vai lhe informar quando exatamente isso vai acontecer.

Até mais, corsários!

Ass: Capitão-Mor-Sem-Noção.

domingo, 16 de agosto de 2009

3ª PISTA PARA "REI ARTUR"


Espero que vocês consigam juntar as outras pistas com esta última e resolver o mistério do paradeiro do livro-tesouro. Para encontrá-lo, vai ser preciso ter talento de ator e saber incorporar mesmo um personagem lá dentro do esconderijo do tesouro.

PISTA 3:
O esconderijo tem algo de papel que pode representar a arma de um cavaleiro. Desembainhe o objeto escolhido, erga-o para o alto e brade o nome da espada lendária do Rei Artur. Cuidado, pegue o objeto certo ou não terá efeito nenhum (a não ser o mico!).

PS: Por favor, filmem a cena. Essa eu queria ver. ;þ

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

2ª PISTA PARA O LIVRO-TESOURO "REI ARTUR"

Reinsisto aqui na recomendação de que não adianta me perguntar nada sobre o paradeiro do livro, nem as possíveis interpretações das pistas. Qualquer dúvida deve ser feita em forma de comentário (digo, pergaminho) aqui no blog.

Mas, enfim, vamos à próxima pista!
PISTA 2:
O nome do lugar está ligado à terrinha dos camarás.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

O REI ARTUR E OS CAVALEIROS DA TÁVOLA REDONDA


Olá, pessoal!

Mal comecei a ler o livro SIDARTA e só pela "introdução" já vi que vai ser uma aventura e tanto! O próximo tesouro a ser escondido é o REI ARTUR, de Rosemary Sutcliff, que conta como ele se tornou rei e sua aventuras com seus fiéis companheiros. Pena que só vou poder esconder o 1º volume (de uma série de três), mas quem se interessar pelos segundo e terceiro livros é só me pedir emprestado. Mande um comentário (ou melhor, pergaminho) para este blog que a gente combina como entrar em contato.

Tchau e boa caça ao tesouro!

PEDRO BETTIN
Pirata que achou SIDARTA.


PARADEIRO DO LIVRO-TESOURO

PISTA 1:
O livro-tesouro está num lugar construído com papel.

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

TESOURO ACHADO

Pedro Bettin, 10 anos, satisfeito após ter achado o mapa e o livro SIDARTA.

"SIDARTA" ENCONTRADO ATRÁS DE UMA ESTANTE NA LIVRARIA IMBAÚBA

O garoto Pedro Bettin, de apenas 10 anos, aluno recém-matriculado no Centro Educacional Universia (CEU) em Aldeia, achou o livro-tesouro SIDARTA na Livraria Imbaúba, no Shopping Aldeia, Km 4,5. Estava atrás de uma pequena estante de livros. Parabéns a esse pirata esperto que, com impulso e inteligência, correu atrás e descobriu o livro escondido.

Agora, de acordo com as regras, ele também deverá esconder um livro que ele considera um tesouro. Corram até o próximo post para saber qual o próximo livro-tesouro a ser escondido e a primeira pista para encontrá-lo!

Até! ;þ

PISTA-BÔNUS PARA "SIDARTA"


Eu não acredito! Meus informantes me disseram que teve gente que chegou no local exato e não conseguiu pegar o livro-tesouro porque não seguiu direitinho a TERCEIRA PISTA!

Outra coisa: não adianta perguntar direto para meus informantes se eles me conhecem, ou se eu passei por lá e deixei alguma coisa. Eles já foram devidamente orientados pra desmentir tudo o que eu disse!

Voltem à terceira dica, mas antes leiam a pista-bônus abaixo!

PISTA-BÔNUS
É preciso mais preguiça do que trabalho pra achar o livro-tesouro. Preguiçoso que é preguiçoso de verdade, em qualquer lugar que chega, dorme e ronca!

domingo, 2 de agosto de 2009

3ª PISTA PARA O LIVRO-TESOURO "SIDARTA"

Se liga, pirata! É agora ou nunca! Cuidado com essa pista, pois para descobrir o livro você vai precisar mais de preguiça do que de trabalho (mas que loucura é ess..). Enfim, lá vai.

Pista 3:
Por que você não descansa nessa mina de tesouros, hein? Sente (ou deite), pegue um dos tesouros que estão aí onde você está, relaxe e aprecie-o bem por 5 minutos.

sexta-feira, 31 de julho de 2009

2ª PISTA PARA O LIVRO-TESOURO "SIDARTA"

Já descobriu o paradeiro do livro-tesouro a partir da primeira pista? Não? Então presta bem atenção na próxima.

Pista 2:
A mina de tesouros tem nome de árvore.

quarta-feira, 29 de julho de 2009

SIDARTA - HERMANN HESSE


Faz uma semana, mais ou menos, que li um livro considerado um dos maiores tesouros do século XX: "SIDARTA", do escritor alemão Hermann Hesse. É, sem dúvida, um pérola em meio a tantas leituras chatóides e fúteis que a gente lê em tudo quanto é canto. O livro fala sobre a busca do auto-conhecimento. Mostra também de maneira ousada que não é a religião, não é a ciência, nem os seus pais e professores, nem as drogas e nem mesmo os gurus que poderão lhe dizer quem você é. Só você pode pode trilhar o caminho que levará a sua mais profunda personalidade, ao seu eu-secreto. Eis o verdadeiro tesouro.

Sidarta, o personagem principal , é um filho de brâmane na Índia do século passado, e, ao lado de seu amigo Govinda, passeia por aventuras e perigos para descobrir o sentido da vida. Abandona seus pais, passa fome e enfrenta a solidão como asceta, aprende as malícias do amor com a sedutora cortesã Kamala, enriquece como grande comerciante e vicia-se no jogo e na bebida e em outros prazeres mundanos até encontrar o barqueiro Vasudeva que o ensina a sabedoria adquirida com o rio.

O pirata que encontrar esse livro achará um preciosíssimo tesouro pra toda a vida.

ESCONDERIJO DO TESOURO-LIVRO
DICA 1:
O tesouro se encontra na única mina de tesouros de Aldeia.

COMEÇA AGORA A CAÇA AOS LIVROS!

Se você também acha que os livros são o maior tesouro que podemos ter, já pode se considerar um pirata de livros. E pirata que é pirata mesmo tem mania de esconder seus tesouros em lugares supersecretos e, pra garantir que nada esteja perdido, tem sempre um mapinha à mão. Eu faço a mesma coisa. Eu quem? Tio Jeff, o pirata-mor sem-noção dos Piratas de Livros!RRAAAAAAARRRGH! (Eu, hein?) ¬¬

Enfim, por que estou lhe dizendo isto? É que andei navegando por aí (aliás, caminhando por aqui em Aldeia) e resolvi esconder um de meus tesouros prediletos, um livro tão bom que eu não empresto pra ninguém, e nem vendo. Mas, como é difícil ficar aqui em casa pra vigiá-lo, achei mais seguro escondê-lo em algum canto de nosso bairro mesmo.

Como é óbvio, também fiz um mapa e guardei por aí também (se vira pra achar). É brincadeira. Pra descobrir seu esconderijo, você deverá seguir 3 pistas que serão dadas uma a uma aqui no blog a cada 2 dias. Se você achar o tesouro-livro, ele é seu. Faça bom proveito.

Mas, calminha, aí, que tem mais! O pirata que achar o livro vai ter que fazer também uma pequena contribuição à nossa comunidade piratística. Vai ter que se desfazer de um de seus maiores tesouros, aquele livro que você também não empresta, não vende, não faz cópia, não deixa ninguém tirar foto nem nada. Assim, outros piratas (veteranos e iniciantes) também vão poder ir em busca dos próximos tesouros.

Como é isso, hein? É que, junto com o tesouro achado, vem um pequeno formulário pra você colocar:
a) seu nome;
b) uma foto sua (3x4 não vale, tem que ser uma legal, bem espontânea);
c) o nome do tesouro-livro que você vai esconder;
d) 3 pistas para encontrar o tesouro-livro;
e) uma sinopse (resuminho da obra);
f) seus comentários valorizando o tesouro-livro.

Estas informações serão publicadas em outro post aqui no blog para iniciarmos a busca pelo novo tesouro-livro. Ou seja, todo pirata que achar um vai aparecer aqui.

Qualquer dúvida tem que ser tirada no espaço do blog apenas. Acesse e envie seu pergaminho (quer dizer, comentário), que eu estarei de prontidão para esclarecimentos.

Começa agora a caça ao tesouro dos livros! Leia o PRÓXIMO POST e veja que tesouro eu enterrei (digo, escondi) aqui em Aldeia.

Vai, Piratas! :þ